segunda-feira, 28 de março de 2016

Brian May: Analise musical do maestro da guitarra!



  Bom dia, hoje falaremos de Brian May, um dos guitarristas não só mais icônicos entre os guitarristas de rock, mas icônico entre a música mundial, que não apenas tocou ao lado de talvez o melhor vocalista da história, um tal de Freddie Mercury, mas como seguiu a banda após a perda dele para um lado mais feliz da vida, e que depois teve o trabalho de achar vocalistas à altura.
  O mais legal do Brian May para mim é como ele escreve seus solos por cima de músicas de ópera basicamente. Cada nota que ele coloca tem seu certo lugar e tempo, e isso é uma das minhas maiores dificuldades, e de muitos guitarristas também, o negócio é que escrever solos assoviantes e marcantes não é pra qualquer um, só os deuses da música sabem como fazer isto, e Brian May com certeza é um deles.
  Vou citar aqui três albuns de sua carreira e as dez músicas dele que acho mais interessantes.


  Três álbuns de Brian May:


- A Night At The Opera
- A Day At The Races
- News Of The World

  10 músicas de Brian May:

- Killer Queen
- Stone Cold Crazy
- Love Of My Life
- Bohemian Rhapsody
- Tie Your Mother Down
- Somebody To Love
- We Will Rock You
- We Are The Champions
- Fat Bottomed Girls
- Don't Stop Me Now

  Em Killer Queen, tem aquele lindo solo clássico que repete as mesmas notas cantadas por Freddie Mercury nos versos, isso é o que acho de mais interessante no Brian May, a forma como ele escreve seus solos para combinar com a música.
  Em Stone Cold Crazy, temos um riff pré-Metallica, e a parte mais legal dessa música é a bateria, MEU DEUS, toda vez que ouço meu cérebro se confunde todo, é uma das coisas mais geniais do Queen.
  Em Love Of My Life, bote a música pra tocar e reflita: o quão pode ser linda uma música feita por o homem? E você estará ouvindo a resposta. Apenas escute a beleza dessa arte, escute como o solo é tão suave quanto a música, essa é uma das músicas mais lindas que a humanidade já foi capaz de criar.
  Bohemian Rhapsody...BOHEMIAN RHAPSODY...O que dizer dessa obra de arte de 6:07 minutos de duração? Essa música é a cara do Queen. Essa música seria tudo o que o Queen quer falar, uma ópera, com uma guitarra pesada e solos marcantes, milhares de vozes e um final cheio de riffs, uma obra-prima!
  Em Tie Your Mother Down, temos coisas que não são muito características do Queen: uma levada mais Rock N' Roll e um solo com Slide, inesperado e sensacional!
  Já em Somebody To Love, vem aquele solo arrebentador, tire o solo e perceba a quantidade de bends que ele usou para fazer uma entrada rasgante do solo, perceba o jogo de "pergunta e resposta" no solo, pois ele as vezes adianta a entrada da resposta para dar um toque mais agressivo no solo.
  WE WILL WE WILL ROCK YOU...TUM TUM PÁ! Sinceramente, essa música não é necessária estudá-la muito, pois deve ter uns 30 segundos de guitarra, apenas se enlouqueça com esse rock!
  We Are The Champions é uma música que todos conhecem, então é bom você conhece-lá completa! Perceba o jogo de pergunta e resposta de Freddie e Brian no segundo refrão, e assim não se esqueça: Frontman + Guitar Hero = músicas memoráveis!
  Fat Bottomed Girls é ao mesmo estilo de Tie Your Mother Down. Tome cuidado com a afinação que é uma Drop-D e perceba o brilhante trabalho de vozes nessa música. O amor de Freddie à música clássica nos rendeu preciosas canções.
  E em Don't Stop Me Down, a música mais divertida do mundo, e
é mais um das marcas registradas de Brian May: um solo escrito por base nas notas cantadas por Freddie.
  Estudem e admirem muito esses brilhantes artistas do Queen, pois eles iram além de abrir sua imaginação para coisas novas, passar muito ensinamento na parte teórica músical, o que diferencia amadores de profissionais.
  Abraços e Viva o Rock N' Roll.

Nenhum comentário: