domingo, 31 de julho de 2016

Ace Frehley: Analise musical do guitarrista do espaço!


  Hoje falaremos de um guitarrista que tocou numa das bandas mais famosas de Rock do mundo, que é marcada pelas máscaras de cada integrante da banda, por todo aquele "espetáculo" ao vivo que faz os amantes de rock pirarem, estamos falando da banda KISS, e estamos falando dele, Ace Frehley, mais conhecido como Space Man.
  Ace Frehley fez parte da formação original do KISS, lançando ao total 10 álbuns com a banda antes de sua saída e após a reunião da formação original em 1996. deixando inúmeros clássicos aos amantes da banda como também do rock em geral, como por exemplo, Rock And Roll All Night, Love Gun e Detroit Rock City. Vou citar abaixo
três álbuns que mais gosto do Space Man:

- Hotter Than Hell
- Destroyer
- Love Gun

E agora, 10 músicas que mais gosto dele:

- Firehouse
- Black Diamond
- Hotter Than Hell
- Goin' Blind
- Rock And Roll All Night
- Detroit Rock City
- God Of Thunder
- Calling Dr. Love
- Shock Me
- Love Gun

  Em Firehouse, que começa com um riff em A, é uma música que mostra bem o que vai ser o KISS: Rock N' Roll puro, solos básicos de rock, riffs básicos de rock, legítimos riffs, e claro, um espetáculo todo aos amantes de rock.
  Black Diamond começa com um dedilhado de violão em Am, e depois entra com um riff bem trabalhado no mesmo tom, com várias paradas, o interessante dessa música é o final, onde eles vão desafinando seus instrumentos como se fosse o final de um concerto de rock, genial!
  Hotter Than Hell é a cara do rock dos anos 70', com riff básico de acordes abertos, um refrão marcante de backing vocals, e um solo depois de uma troca de tom em Riff, e Ace Frehley começa a mostrar suas marcas: Repetição de licks com muitos bends!
  Goin' Blind é minha música favorita do KISS, ela é uma música diferente do KISS, pois ela é melancólica, e eu adorei a magia que eles botaram nessa música, o solo, simples, com poucas notas e muitos bends é como aquele ditado guitarrístico: "Um solo para ser bom, deve dar para assoviar".
  Jovens de 1995 - 2000 que não jogaram Rock And Roll All Night no Guitar Hero III não sabem o que é se sentir o máximo com uma guitarra de brinquedo pulando no sofá. Esse é o maior clássico do KISS como também um dos maiores clássicos do rock, e acho que toda geração pós essa música conhece esse refrão, essa é o legado do KISS.
  Detroit Rock City é uma música pesada e é um marco de mudança de som no KISS: sai o rock simples e cru e entra o hard rock. Um riff simples e repetitivo, mas que entra na nossa cabeça como se tivesse sendo metralhado. Percebe-se a banda muito mais entrosada também, com vários duetos de guitarra e um baixo muito mais destacado, mas o destaque dessa música com certeza é o solo de Ace Frehley, com um tom místico e as notas escolhidas perfeitamente, Ace nos deu este presente.
  God Of Thunder é uma música sombria, marcada ao vivo pelo sangue falso saindo da boca de Gene Simmons, é como "a hora do show macabro de Gene", ela tem um refrão marcante do rock de arena, mas essa música é feita para ser sombria, então o que nos deixa alucinados nela é aquela voz de criança pequena no fundo e aquela psicodelia na hora do solo, um clássico do rock dos anos 70'!
  Eu sinceramente adoro Calling Dr. Love, ela é animal, é energética, é embalada, tem um refrão empolgante com backing vocals, e tem um solo mais animal ainda com alavanca, uma novidade nos solos de Ace!
  Shock Me é um destaque: além de ser Ace quem canta essa música ela é visivelmente criada para o solo de Ace, essa é a música que mostra TUDO de Ace, então esse é a que deve ser melhor ouvida, melhor estudada e melhor praticada!
  Em Love Gun você é metralhado com um riff de guitarra em E animal! eu AMO essa música, adoro a levada, adoro o riff, adoro as segundas vozes do refrão, adoro a voz de Paul rasgando ao final dos versos, e sou louco pelo solo, que é uma escala de E descendo e depois vem aquele jogo de licks com pequenas alternâncias, ESSA É A MÚSICA!
  Ace Frehley é um guitarrista básico, porém ele é um show-man! é sempre mágico ver o fogo saindo de sua guitarra nos seus solos ao vivo, ele é um genio que não é desta terra, por isso ele é o SPACE MAN!
  Viva o Rock do KISS!

Nenhum comentário: