quinta-feira, 21 de julho de 2016

David Gilmour: Analise musical do fenômeno da guitarra!


  Bom dia, vamos falar de um cara que é o guitarrista dos solos fenomenais, e o nome do mestre é David Gilmour. 
  Eu admito que Pink Floyd não é uma das minhas bandas Top 5, mas se tem algo que me encanta profundamente quando o assunto é música, são os solos de David Gilmour. 
  Os solos dele me passam um sentimento de fundamentalismo, sobre a essência da vida, sobre o que somos, sobre o que nos tornamos, e sobre como acabaremos. Seus solos possui cada nota que tem um sentimento que desperta em nossas mentes e corações. 
  Abaixo, vou citar três àlbuns de sua carreira e as dez músicas que considero mais interessantes.


  Três àlbuns de David Gilmour:

- The Wall
- Dark Side Of The Moon
- Wish You Were Here

  10 músicas de David Gilmour:

- The Nile Song
- Breathe
- Time
- Money
- Brain Damage
- Shine On You Crazy Diamond
- Have A Cigar
- Wish You Were Here
- Another Brick In The Wall
- Comfortably Numb

  Vamos começar por uma música que não tem nada a ver com Pink Floyd: The Nile Song, que eu botei na lista só por ela ser uma música pesada e ser uma pré-hard rock anos 70. Perceba que ela só tem um riff, e esse riff só vai aumentando um tom ao decorrer da música. 
  Em Breathe, perceba como o solo com Slide na introdução se encaixa com os acordes feitos pela guitarra base, em como a voz melancólica se encaixa com os acordes e com os solos ao fundo de slide, uma música genial.
  Time é minha música favorita do Pink Floyd, e para mim tem o melhor solo de David Gilmour,       ela tem uma parte rítmica muito cativante, em acordes de F#m - D - E, e que David Gilmour genialmente coloca licks de Blues Rock entre os acordes, e depois daquele duo de vozes, entra o solo mais poderoso e monstruoso do Pink Floyd. 
  Money tem varios riffs escritos sob o tom de B e tem um solo que vale a pena tirar completo de tão massa! Que solo de strato!
  HAHAHAHAHAHA as risadas loucas de Brain Damage! Essa música me deixa louco por uns minutos, eu acomselho a ouvirem a versão acústica feita por Roger Waters mais recentemente e tirar lá no violão, fica linda.
  Shine On You Crazy Diamond é uma música inaprendivel! Um solo cheio de sentimento feito por uma strato cristalina de ótimo gosto de David Gilmour, essa música eu aconselho apreciá-la, e, beber um bom vinho acampanhando hehe.
  Have A Cigar, a música mais Led Zeppelin do Pink Floyd, um riff hipnotizante que Gilmour tirou da cartola, a melodia hipnotizante de um riff em Em e a sequencia em C - D me faz balançar a cabeça e viajar em 5 minutos, e aquele solo em Em arrepiando os cabelinho do braço que do nada...É cortado e parece que estamos ouvindo em um rádio? Isso é Pink Floyd.
  A música acústica mais bonita do Pink Floyd tem nome, e se chama Wish You Were Here. Uma música em homenagem a Sid Barret onde ele se encontrava na gravação tão irreconhecível que seus próprios ex-colegas de banda não o reconheciam...A triste história da música Wish You Were Here.
  "We don't need...education!", a música que mais pegou do Pink Floyd se chama Another Brick On The Wall, ela é toda em Dm com u.as caídas em F e C no refrão e um solo blueseiro de strato em Dm.
  E por último Comfortably Numb, uma música melancólica em Bm que termina no solo mais arrepiante da história da guitarra. Não é preciso dizer nada sobre ela, ela já diz por si. 
  Estude o Gênio, assim como você estuda na escola.
 
Abraços e Viva o Pink Floyd.

Nenhum comentário: